segunda-feira, 8 de junho de 2009

GAGUEIRA

A imagem “http://www.portaldelphos.com.br/Imagens/hipnoimggagueira.GIF” não pôde ser exibida, pois contém erros. A gagueira é caracterizada pela repetição de sons, fonemas, letras ou palavras. É uma série de interrupções no contínuo do discurso falado. O ato pode vir acompanhado de "tiques", como fechar os olhos, além de uma tensão muscular e emocional bastante grandes, tipicamente percebidos em indivíduos gagos.

As causas podem ser de origem psíquica, como traumas ou aprendizagens indesejáveis no passado, a convivência com familiares com essa dificuldade, ou mesmo uma disfluência na infância, que pela pressão dos pais acaba em gagueira. Pais autoritários, ansiosos, agressivos e que esperam muito do filho. Além de possíveis fatores genéticos. As vezes o que temos é um conjunto de causas e não apenas uma.

A hipnose vai atuar em aprendizagens passadas que possivelmente causaram a gagueira, ou mesmo aprender coisas no presente que possibilitem a superação, sem necessariamente ir ao passado. Como os fatores educacionais, familiares e/ou sociais, tem grande influencia, é importante verificar como o paciente vê a si mesmo e ao outro. Se tem momentos em que não gagueja e porque. As vezes são pessoas muito agressivas com as palavras, tiveram uma educação autoritária e quando se vê nessas situações gagueja mais. Portanto, verificar o histórico das aprendizagens do paciente gago. Com a hipnoterapia busca-se um auto-conhecimento maior, que possibilitará a mudança e a fluência do pensar e do falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário