segunda-feira, 8 de junho de 2009

REGRESSÃO DE IDADE

A imagem “http://www.portaldelphos.com.br/Imagens/hipnoimgregressao.GIF” não pôde ser exibida, pois contém erros. A Regressão de Idade é reviver o passado como se fosse presente. Não importa se esse passado tenha ocorrido a uma semana ou à 30 anos atrás. Estando regredido, o indivíduo se comportará da mesma forma como naquela idade. Sua voz, sua forma de pensar, falar e agir, assim, como sua postura corporal e outras características, poderão se modificar, tornando-se peculiares à idade em questão.

A regressão de idade acaba sendo muito confundida com a hipermnésia, que são lembranças nítidas do passado, sabendo-se que é passado. Se durante a hipnose o indivíduo relatar fatos de quando tinha 6 meses de idade, ou mesmo quando ainda estava no útero materno, esta seria uma hipermnésia, e não uma regressão de idade, o que pode ser explicado pelo fato de que naquela época o sujeito ainda não sabia falar. Se fosse uma regressão de idade, o que poderíamos ter, seriam apenas expressões corporais, alguns sons característicos ou mesmo choro.

Existe diferença também entre a regressão de idade e regressão à vidas passadas. Se estas realmente existem, o que normalmente ocorre, é o que poderíamos chamar de hipermnésia à vidas passadas, onde o paciente relata ter sido diferentes "personagens" em diferentes tempos e lugares. Para que haja uma regressão realmente, o paciente deve se comportar da mesma forma do "personagem", falar a mesma língua, pensar e sentir de acordo com o que se pensava naquela época específica.

A regressão de idade, quando realmente acontece, é uma ótima forma de ressignificar o passado. É uma forma de voltar onde algum trauma ou experiência desagradável ocorreu, e poder com a ajuda do hipnoterapeuta, ver com olhos diferentes, podendo se pensar de modo a "modificar" este passado. Durante a regressão, o hipnoterapeuta pode utilizar ferramentas e fazer novas perguntas, que naquele momento o indivíduo não tinha à sua disposição, proporcionando assim, a possibilidade da mudança e da transformação pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário