segunda-feira, 8 de junho de 2009

TRANSTORNO BIPOLAR

A imagem “http://www.portaldelphos.com.br/Imagens/hipnoimgbipolar.GIF” não pôde ser exibida, pois contém erros. O Transtorno Bipolar será diagnosticado na medida em que houver pelo menos dois ou mais episódios de mania, que pode ser acompanhada com períodos depressivos ou não. A mania são períodos de euforia, uma alteração no comportamento. Normalmente uma defesa para fugir de algo que o indivíduo que não consegue lidar, e que o aflige.

É bipolar pelo fato de ter dois pólos extremos, em momentos o paciente está eufórico, como por exemplo, criar várias expectativas quanto ao futuro, pensa que ficará rico, que será uma figura pública muito importante e que conseguira tudo o que quiser, tudo de forma bastante intensa. De repente, num outro momento, o indivíduo percebe que tudo isso na realidade não existe, então entra na depressão, quando tudo passará a ser péssimo, não tem expectativa alguma, perde o interesse pelas coisas corriqueiras, se acha incapaz, perde o gosto pela vida, não espera mais nada de si ou do mundo.

O intervalo entre um pólo e outro pode ser de um dia, uma semana ou um ano. Entretanto, poderá passar vários anos sem apresentar nenhum dos dois episódios, mania ou depressão. Também não necessariamente precisará ter uma alternância entre um e outro. A pessoa pode ter vários episódios de depressão e um de mania, assim como o contrário.

O tratamento com hipnose tem bons resultados, e normalmente deve ser feito em conjunto com um psiquiatra. Os medicamentos receitados geralmente são à base de lítio, assim como outros medicamento dependendo de cada caso específico. Na hipnoterapia busca-se um controle maior e um suporte ao paciente. A cura é um vislumbre à médio e longo prazo. Todavia, é possível trazer ao paciente a possibilidade de viver sua vida de forma melhor e com saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário