segunda-feira, 8 de junho de 2009

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE

A imagem “http://www.portaldelphos.com.br/Imagens/hipnoimgborderline.GIF” não pôde ser exibida, pois contém erros. O Transtorno de Personalidade Borderline se caracteriza por um padrão invasivo da auto-imagem, dos afetos e nas relações com as pessoas. Além de ter um comportamento impulsivo em suas diferentes atividades e decisões, tanto envolvendo a si mesmo como outrem. O padrão invasivo do borderline, transita de um contexto para outro, muitas vezes extremos e antagônicos, como por exemplo, em momentos comportar-se como uma "santa", por outros como uma prostituta; por vezes um profissional exemplar, por outros alguém que tira proveitos próprios de forma ilícita.

O indivíduo com o transtorno procura de todas as formas evitar um abandono, seja ele real ou imaginário. A simples idéia de serem rejeitados podem levar a uma alteração profunda na auto-imagem, comportamento e afeto. Muitas vezes, mesmo frente a uma separação positiva, como receber alta da terapia ou receber uma promoção e ter que ir para outro setor, pode levá-lo ao desespero, pânico e mesmo raiva. As vezes, esses acontecimentos levam-nos a ter uma fantasia de serem "maus", o que poderá eliciá-los a terem comportamentos impulsivos de auto-mutilação e mesmo o suicídio.

O paciente com o transtorno de personalidade borderline, normalmente cobra muito de seus pares afetivos, e mesmo nos primeiros encontros já exige que o outro compartilhe suas intimidades e passe a maior parte do tempo em sua companhia. Inicialmente idealiza o parceiro, o que facilmente o levará a uma frustração, e com isso a desvalorização do outro, por achar que este não se importa o suficiente. Por serem impulsivos, em momentos agem contra si mesmos, fazem gastos exagerados, dirigem de forma imprudente, pedem demissão do trabalho, comem e bebem em excesso ou engajam-se em sexo inseguro.

O tratamento com a hipnose pode ser feito dependendo do caso, em parceria com o psiquiatra. isso pelo fato de em muitos pacientes aparecerem sintomas psicóticos, como alucinações e distorção de imagem corporal. O remédio ajudaria no restabelecimento do equilíbrio, para que a hipnoterapia possa ter resultados mais eficazes. É importante trazer ao paciente a consciência do que se passa em seus comportamentos, aos poucos buscando a percepção do que é real e do que é fantasia. Trabalhar sentimentos como os de vazio, de abandono, tédio e raiva, comuns nesses pacientes. Para que assim, este possa ter mais conhecimento e controle sobre si mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário