segunda-feira, 8 de junho de 2009

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM)

A imagem “http://www.portaldelphos.com.br/Imagens/hipnoimgtpm.GIF” não pôde ser exibida, pois contém erros. A Tensão Pré-Menstrual (TPM), como o próprio nome faz alusão, trata-se de um transtorno que ocorre no período em que antecede a ovulação da mulher. Caracteriza-se por grande ansiedade, dores musculares, dor de cabeça, inchaço, depressão, hostilidade, agressividade, instabilidade afetiva, choro fácil, fadiga, ganho de peso, certo desinteresse pelas atividades cotidianas, insônia, alteração no apetite, entre inúmeros outros sintomas que varia para cada indivíduo. Estes são causados por uma alteração hormonal, aliado ao metabolismo próprio de cada mulher, hábitos alimentares, stress e estilo de vida.

A TPM é considerada uma doença e por assim ser, é psicossomática, ou seja, o pensamento ou a psique provocando impactos no corpo. É uma doença que pode se iniciar na fase da adolescência e se estende até a fase adulta. Muitas vezes por apresentar os sintomas típicos as mulheres não são compreendidas e por vezes ridicularizadas, sendo motivo de comentários impróprios.

A tensão pré-menstrual pode se apresentar de diferentes formas, como uma intensa ansiedade e as conseqüências desta; outros momentos uma compulsão alimentar descontrolada, principalmente por doces e seus derivados; pode apresentar também a depressão; inchaço e dor nos seios, além de dores musculares nas pernas e a produção de gases no abdômen.

No tratamento com a hipnose é importante trazer o histórico da paciente para saber quando começou, o ambiente que aconteceu e o que está mantendo os sintomas. Pode ser utilizado o relaxamento, principalmente com pacientes ansiosas, tensas ou estressadas, além das técnicas de hipnose para transformar alguns conceitos e crenças internas, que estão causando o impacto da doença. Trabalhar a mudança do estilo de vida e a forma com que lida com as diferentes situações no dia-a-dia, buscando um equilíbrio e um auto-conhecimento que lhe darão a possibilidade de viver melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário